Paço de Arcos, 2020

Luís Afonso

Nasceu em 1972 e reside atualmente em Lisboa. Comprou a sua primeira máquina fotográfica em janeiro de 1997, mas foi apenas em 2005 que começou a fotografar com mais intensidade. Faz parte do projeto Primeira Luz desde dezembro de 2010. Desde então, já liderou perto de uma centena de experiências fotográficas entre cursos de edição, workshops de fotografia de rua e fotografia de natureza e passeios fotográficos um pouco por todo o país, incluindo ilhas. Já passaram pelas suas experiências mais de duas centenas de participantes. Para além das atividades ligadas ao projecto Primeira Luz, organiza experiências fotográficas a nível individual a convite de algumas entidades ligadas ao turismo e à divulgação do património natural português.

 

É presença assídua, como orador, nos principais festivais de fotografia de natureza em Portugal. Foi convidado, várias vezes, para ser júri nos mais prestigiados concursos de fotografia de natureza nacionais. Desde 2017 é o responsável pela programação do Festival de Fotografia de Paisagem de Manteigas – Imaginature.

 

Embora tenha começado pela fotografia de rua, por onde deambulou nos primeiros anos da sua carreira fotográfica, desde 2008 fotografa exclusivamente paisagem natural.

 

Em 2017 foi lançado o primeiro livro com fotografias suas dedicado ao concelho de Porto de Mós, onde desenvolve a maior parte do seu trabalho. Em outubro de 2020 lança o seu primeiro livro de autor com o título “Casa”, como fotografias dos 4 lugares mais emblemáticos da sua vida fotográfica.

 

É embaixador da Fujifilm e Nisi desde Dezembro 2020. É embaixador Epson desde 2021.

 

Gosta de fotografar no seu país, em locais com os quais pode desenvolver uma relação de longa data, pois acredita que a fotografia de natureza pode e deve representar algo mais do que apenas “isto foi o que eu vi”.

Voltar ao topo