Paço de Arcos, 2020

Luís Afonso

Nasceu em 1972 e reside atualmente na zona de Lisboa. Comprou a sua primeira máquina fotográfica em janeiro de 1997, mas foi apenas em 2005 que começou a fotografar com mais intensidade. Faz parte do projeto Primeira Luz desde dezembro de 2010. Desde então, já liderou perto de uma centena de experiências fotográficas entre cursos de edição, workshops de fotografia de rua e fotografia de natureza e passeios fotográficos um pouco por todo o país, incluindo ilhas. Já passaram pelas suas experiências mais de duas centenas de participantes. Para além das atividades ligadas ao projecto Primeira Luz, organiza experiências fotográficas a nível individual a convite de algumas entidades ligadas ao turismo e à divulgação do património natural português.


É presença assídua, como orador, nos principais festivais de fotografia de natureza em Portugal. Foi convidado, várias vezes, para ser júri nos mais prestigiados concursos de fotografia de natureza nacionais. Desde 2017 é o responsável pela programação do Festival de Fotografia de Paisagem de Manteigas – Imaginature.


Embora tenha começado pela fotografia de rua, por onde deambulou nos primeiros anos da sua carreira fotográfica, desde 2008 fotografa exclusivamente paisagem natural.


Em 2017 é lançado o primeiro livro com fotografias suas dedicado ao concelho de Porto de Mós, onde desenvolve a maior parte do seu trabalho. Em outubro de 2020 publica o seu livro “Casa” com fotografia de natureza intimista. Em fevereiro de 2023 publica o livro “Aire e Candeeiros: Campo de Orquídeas Silvestres”. Ambos os títulos encontram-se esgotados.


É embaixador da Fujifilm desde Dezembro 2020. É embaixador Epson desde 2021.

Gosta de fotografar no seu país, em locais com os quais pode desenvolver uma relação de longa data, pois acredita que a fotografia de natureza pode e deve representar algo mais do que apenas “isto foi o que eu vi”.

Scroll up